domingo, 1 de fevereiro de 2009

Campanha Polêmica


Moda é comunicação.
Campanha de Moda Italiana Causa Polêmica com a imagem do Rio de Janeiro.
Uma campanha publicitária da Relish, uma rede de roupas femininas da Itália, revoltou as autoridades municipais e estaduais do Rio. Espalhadas em outdoors pelas cidades de Milão, Bolonha e Nápoles, as imagens mostram modelos aparentemente estrangeiras sendo abordadas e revistadas de forma abusiva e agressiva por policiais militares fardados. Em uma das fotos, na Praia de Ipanema, um PM com a farda do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do complexo da Maré, na zona norte, coloca a mão por baixo da saia da modelo. Em nota, o secretário Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, repudiou a propaganda e informou que enviará à embaixada italiana um pedido de retirada imediata da propaganda das ruas. "Esse tipo de publicidade desrespeita não só a corporação da Polícia Militar como compromete a imagem do Rio de Janeiro e a dos próprios cariocas. É lamentável que fatos desrespeitosos e preconceituosos como esses ainda ocorram em pleno século XXI", afirma o secretário na nota. Apesar da semelhança, a PM informou que a farda não é oficial, mas garantiu que investigará o caso.”
Fonte: Agência Estado
Ontem quando vi essa notícia fiquei pensando: Qual a intenção da marca Relish com uma campanha dessas?Que imagem eles pretendem passar?
Não sei onde eles queriam chegar quanto à imagem de marca, mas eles realmente conseguiram mexer com outra imagem: a do Brasil e mais especificadamente a do Rio de Janeiro.
Todo mundo sabe dos problemas com violência que o Rio passa. Os noticiários informam isso diariamente e ninguém se incomoda, ou se revolta por isso. Simplesmente é noticiado, e logo todo mundo esquece.
Porém quando é veiculada uma campanha publicitária de moda com uma proposta dessas pelas ruas das principais cidades italianas, choca o país e vira polêmica e manchete em todos os jornais.
A moda é um meio de comunicação poderoso. Vai além das palavras. Além das imagens.
A imagem do policial passando as mãos por baixo da roupa de uma das modelos circulou na internet e já há uma comunidade no site de relacionamento Facebook com 145 membros pedindo a remoção dos outdoors e convocando para um boicote às lojas. O site do jornal napolitano “La Reppublica” também estampa o assunto.
“É um dos outdoors mais feios que já vi na vida. Me dá nojo! A fantasia provavelmente se perdeu em qualquer filme pornô de terceira categoria”, diz Antonietta Simeone na comunidade “Eliminar a publicidade da Relish em Nápoles” do Facebook. “É verdadeiramente vergonhoso. Me parece que, quando a criatividade termina, esses publicitários recorrem à ‘inovação’, que na verdade acaba sendo a decadência moral. Devemos dizer um basta”, declara Marco Allegretti no Facebook.”

Para ver o making of da campanha acesse:
http://www.relish.it/relish/RELISH09SS/index.html
Texto Publicado no meu Blog no site Caruaru360Graus.
Bjos! Dani Guedes

5 comentários:

Letícia Girardi disse...

Eu vi essa campanha na televisão, heheheh, ngm merece toda essa polêmica toda.. meninas, preciso entrar em contato com vocês fazer uma encomenda mais que especial para o grande dia..Beijoss e mais beijosss

Jaci Sales disse...

Nóssa, também me deu um nojinho quando eu vi a foto do policial taradinho... Não sei qual era a intenção da campanha não, mas como uma boa polêmica sempre funciona, a marca anda rolando na boca do povo né? Querendo ou não, deu certo!

E Daniiiii, pelamordedeus, comé que eu faço pra desligar essa musiquinha hein? Geralmente eu entro na net de madrugada, quando Laura ta dormindo e ainda começa essa musiquiiiiinha e eu não achei onde dá o 'stop'! Hahaha!

Donas da Bijoux disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...jaci do céu! no urso tem um botãozinho de pausa! bem no meio da barriga dele!

e a campanha tá na boca do povo mesmooo, principalmente dos brasileiros. Acho até que nesses dias eles abrem uma loja por aqui...no Rio!

Lenyssa Nunes disse...

Selinho pra vcs lá no blog:)

Mirelly Monteiro disse...

chocantes as fotos!! Assim como vc falou, tb não sei onde a idéia que eles tiveram dos policiais iria chegar. Coitado do publicitário que fez isso. rs