

Campanha de Moda Italiana Causa Polêmica com a imagem do Rio de Janeiro.
“Uma campanha publicitária da Relish, uma rede de roupas femininas da Itália, revoltou as autoridades municipais e estaduais do Rio. Espalhadas em outdoors pelas cidades de Milão, Bolonha e Nápoles, as imagens mostram modelos aparentemente estrangeiras sendo abordadas e revistadas de forma abusiva e agressiva por policiais militares fardados. Em uma das fotos, na Praia de Ipanema, um PM com a farda do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do complexo da Maré, na zona norte, coloca a mão por baixo da saia da modelo. Em nota, o secretário Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, repudiou a propaganda e informou que enviará à embaixada italiana um pedido de retirada imediata da propaganda das ruas. "Esse tipo de publicidade desrespeita não só a corporação da Polícia Militar como compromete a imagem do Rio de Janeiro e a dos próprios cariocas. É lamentável que fatos desrespeitosos e preconceituosos como esses ainda ocorram em pleno século XXI", afirma o secretário na nota. Apesar da semelhança, a PM informou que a farda não é oficial, mas garantiu que investigará o caso.”
Fonte: Agência Estado
Ontem quando vi essa notícia fiquei pensando: Qual a intenção da marca Relish com uma campanha dessas?Que imagem eles pretendem passar?
Não sei onde eles queriam chegar quanto à imagem de marca, mas eles realmente conseguiram mexer com outra imagem: a do Brasil e mais especificadamente a do Rio de Janeiro.
Todo mundo sabe dos problemas com violência que o Rio passa. Os noticiários informam isso diariamente e ninguém se incomoda, ou se revolta por isso. Simplesmente é noticiado, e logo todo mundo esquece.
Porém quando é veiculada uma campanha publicitária de moda com uma proposta dessas pelas ruas das principais cidades italianas, choca o país e vira polêmica e manchete em todos os jornais.
A moda é um meio de comunicação poderoso. Vai além das palavras. Além das imagens.
“A imagem do policial passando as mãos por baixo da roupa de uma das modelos circulou na internet e já há uma comunidade no site de relacionamento Facebook com 145 membros pedindo a remoção dos outdoors e convocando para um boicote às lojas. O site do jornal napolitano “La Reppublica” também estampa o assunto.
“É um dos outdoors mais feios que já vi na vida. Me dá nojo! A fantasia provavelmente se perdeu em qualquer filme pornô de terceira categoria”, diz Antonietta Simeone na comunidade “Eliminar a publicidade da Relish em Nápoles” do Facebook. “É verdadeiramente vergonhoso. Me parece que, quando a criatividade termina, esses publicitários recorrem à ‘inovação’, que na verdade acaba sendo a decadência moral. Devemos dizer um basta”, declara Marco Allegretti no Facebook.”
Para ver o making of da campanha acesse:
http://www.relish.it/relish/RELISH09SS/index.html
Texto Publicado no meu Blog no site Caruaru360Graus.
Bjos! Dani Guedes
5 comentários:
Eu vi essa campanha na televisão, heheheh, ngm merece toda essa polêmica toda.. meninas, preciso entrar em contato com vocês fazer uma encomenda mais que especial para o grande dia..Beijoss e mais beijosss
Nóssa, também me deu um nojinho quando eu vi a foto do policial taradinho... Não sei qual era a intenção da campanha não, mas como uma boa polêmica sempre funciona, a marca anda rolando na boca do povo né? Querendo ou não, deu certo!
E Daniiiii, pelamordedeus, comé que eu faço pra desligar essa musiquinha hein? Geralmente eu entro na net de madrugada, quando Laura ta dormindo e ainda começa essa musiquiiiiinha e eu não achei onde dá o 'stop'! Hahaha!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...jaci do céu! no urso tem um botãozinho de pausa! bem no meio da barriga dele!
e a campanha tá na boca do povo mesmooo, principalmente dos brasileiros. Acho até que nesses dias eles abrem uma loja por aqui...no Rio!
Selinho pra vcs lá no blog:)
chocantes as fotos!! Assim como vc falou, tb não sei onde a idéia que eles tiveram dos policiais iria chegar. Coitado do publicitário que fez isso. rs
Postar um comentário