quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Do Lixo ao Luxo em Caruaru











A Universidade de Pernambuco, através de alunos do 5º Período, do curso de Administração com ênfase em Marketing de Moda e participação da escola técnica Senai / Caruaru, apresentam o projeto: Do Lixo ao Luxo que acontecerá paralelamente a Semana Universitária da UPE. A proposta é que os alunos destas instituiçoes desenvolvam produtos, que fazem parte da cadeia têxtil, e que a matéria-prima sejam restos, sobras ou lixo, que de certa forma estariam contribuindo para a questão da degradação do meio ambiente. Este projeto divide-se em dois momentos: O primeiro momento trata-se de uma exposição destes produtos no Shopping Difusora em Caruaru-PE nos dias 20, 21 e 22.10.2009, para que a população possa apreciar com mais detalhe os trabalhos que foram desenvolvidos. O segundo momento trata-se de uma Intervenção Urbana, com o apoio da Prefeitura de Caruaru e o Depto. de Trânsito, será instalada uma passarela no cento do giradouro do Grande Hotel ( Av. Rio Branco, altura do nro. 365, Caruaru-PE). Haverá três desfiles: as 16hrs; as 16hrs30min e por ultimo as 17hrs no dia 23 de outubro de 2009. A idéia é levar Moda para todos!

Ontem a noite eu tive o prazer de ver a expo e conversar com o estilista Kássio Lopes. Ele me falou o seguinte sobre suas criações:
"Um look foi inspirado no bondage ( é um tipo específico de fetiche, geralmente relacionado com sadomasoquismo, onde a principal fonte de prazer consiste em amarrar e imobilizar seu parceiro ou pessoa envolvida ). Utilizando técnicas de moulage foi desenvolvido o corset e a matéria-prima base foi a câmara de ar (borracha). Para compor o look legging e acessórios também de borracha. E outro look inspirado num romantismo em meio ao caos urbano: poeira, poluicao, stress, pessoas inseguras com medo da violencia e que nao decoram metade, dos diversos rostos que encontram a cada segundo, enxergam apenas vultos, formas, sombras e silhuetas. As cores simbolizam a poluiçao e a fluidez da peça remete a espiritualidade das pessoas que tem que sobreviver ao caos.
A matéria-prima base é ourela de poliéster ( material concebido pela Etical Etiquetas, empresa que acreditou no projeto e apoiou a causa). E para composição do look, acessorios em borracha e tule."

Além das duas criações de Kássio Lopes, estão marcado presença de forma criativa 2 peças da estilista Cris Borges.

O que mais me chamou a atenção na iniciativa foi a criatividade que os participantes tiveram na reutilização dos materias e também na criação de suas peças. Garanto: Todas as peças despertaram desejo!
Parabéns!

Nenhum comentário: